Empreendedorismo Criativo e Captação de Recursos
- PROPONO
- 10 de mar.
- 2 min de leitura
Curso promovido por Paulo Benevides
Disciplina:
Carga horária de 20 horas/aula, ministrada ao longo de uma semana. O objetivo é desenvolver competências e habilidades relacionadas ao empreendedorismo criativo, planejamento de projetos, legislação cultural, captação de recursos e gestão de empreendimentos culturais.

Competências:
· Conhecer as características de um empreendedor criativo.
· Planejar projetos criativos viáveis.
· Compreender a legislação cultural e as Leis de Incentivo.
· Elaborar planos de negócios criativos.
· Apresentar experiências exitosas em economia criativa.
· Conhecer fontes de fomento à cultura.
· Realizar comunicação, captação, direção, execução e produção de produtos criativos.
Habilidades:
· Identificar características empreendedoras.
· Planejar empreendimentos criativos.
· Conhecer boas práticas na gestão de projetos culturais.
· Compreender sistemas de cadastro, editais e leis de incentivo.
· Viabilizar economicamente projetos criativos.
Bases Tecnológicas:
A disciplina aborda conceitos e fundamentos do empreendedorismo cultural e criativo, estudos de caso, e procedimentos práticos na gestão de projetos e captação de recursos. Também são discutidas as principais fontes de financiamento das artes e da cultura, além das leis de incentivo à cultura.
Metodologia:
Exposições de slides.
Análises de casos exitosos.
Resoluções de diagnósticos e exercícios.
Criação de projetos artísticos em equipe.
Debates e apresentações de temas de pesquisa.
Apresentação de produtos artísticos desenvolvidos pelos alunos.
Conteúdo das Aulas:
Planejamento de ideias, conceitualização de arte e cultura, legislação cultural, elaboração de planos de negócios criativos.
Elaboração de projetos criativos, orçamento analítico-financeiro, cadastro em leis e editais.
Criação e execução de planos de comunicação, direção de produtos criativos, execução administrativo-financeira, captação de recursos.
Produção e realização de projetos, técnicas de montagem e prestação de contas, oportunidades do mercado criativo.
Trabalho final: elaboração de um projeto comercial e estratégia de captação.
Bibliografia: Inclui obras de autores como Teixeira Coelho, Guilherme Zenha, Cláudia Leitão, Marcelo Ikeda, entre outros.

Comentários